Enraizamento Criativo

Por Rolando Lazarte em 22/05/2013 – http://www.consciencia.net/enraizamento-criativo/

raízes1          Como o que eu sou e o que eu faço hoje, estão enraizados na minha história de vida? A gente pode prestar atenção a estas duas perguntas, que são na verdade uma só. O que eu sou, está enraizado na minha história de vida? De que maneira? O que eu faço, está enraizado na minha trajetória existencial?
Quando a gente presta atenção a estas perguntas, percebe que a totalidade do nosso ser foi sendo construída laboriosamente o ao longo de diversas circunstâncias. Nem sempre nos foi dado fazer a melhor escolha. Podemos ter errado, mas isto foi resultado de uma situação determinada, sobre a qual não tínhamos suficiente controle.
Hoje podemos ter sobre nós mesmos um olhar integrativo, um olhar que compreende e ama. Estas perguntas são feitas no contexto da Terapia Comunitária Integrativa em nos cursos de Cuidando do Cuidador*. Aos poucos a pessoa vai se soltando, vai se deixando vir. Vai compreendendo que ela não é um resultado imutável. Ela pode ser ela mesma.
Ela não é somente os papéis que executa nem as tarefas que é levada a fazer. E esses papéis e tarefas, estão também enraizados na sua história de vida. Ela escolheu, eu escolhi, todos escolhemos ser o que somos. Podemos nos ver como resultado das nossas próprias escolhas. Nem sempre, repito, terão sido as melhores escolhas, mas foram escolhas nossas. E elas nos fazem ser a pessoa que somos hoje.

*Tecnologias de cuidado criadas por Adalberto de Paula Barreto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s