Encontros e Diálogos da Defesa Civil

        Realizado no dia 18 de julho evento que teve como objetivo contribuir para uma comunidade mais segura, além de ressaltar a importância do compromisso social da população no processo de mudança cultural para a percepção dos riscos e ameaças. Contribuições da psicologia das emergências e desastres; atuação do psicólogo nas ações de Defesa Civil; contribuições dos diversos saberes no cenário dos desastres: construção de parcerias e contribuições do psicólogo aos afetados; atenção às vítimas em situações de emergências e desastres; suporte psicológico e ações psicossociais — e atenção as equipes de intervenção (de resposta) —; suporte psicológico no estresse das ações de resposta e pós-desastres também são objetivos do evento.

Tereza Cristina Rocha, terapeuta comunitária da ECCOSocial, orientando uma Dinâmica de Grupo

Tereza Cristina Rocha, terapeuta da ECCOSocial, orientando uma Dinâmica de Grupo

               A ECCOSocial participou e destacou-se na aplicação de dinâmica estimuladora de discussão sobre o a situação pós-traumática da população vitimizada e, também, o estresse dos profissionais envolvidos no socorro e apoio aos atingidos.
Aliás, uma das reflexões mais comentadas foi de que todos os envolvidos nas situações de catástrofes e desastres podem ser qualificados de afetados. E, sob este ângulo, todos precisam ser cuidados.

        A Terapia Comunitária Integrativa foi identificada como um dos recursos mais disponíveis e de baixo custo para promover a formação de uma rede social solidária de cuidados como potencial de prevenção e autocuidado nas comunidades.

Os exercícios para descarga do trauma (T.R.E.) foram apontados como recurso pontual, prático e barato, possível de ser aplicado a grandes grupos de afetados, podendo proporcionar conforto e relaxamento aos afetados em situação de extremo estresse e traumas variados.

        A ECCOSocial oferecerá, nos dias 12 a 14 de outubro de 2012, um Workshop Vivencial – Trabalhando o Estresse e Trauma em Larga Escala – sob a coordenação de Mariano Pedroza, psicoterapeuta holístico, analista bioenergético, trainee internacional de T.R.E., terapeuta comunitário com 10 anos de experiência em trabalhos com populações em situação de risco no Brasil e na África.

Ps. Este workshop inclui um dia inteiro de aplicação da técnica do T.R.E. com um grupo de 200 moradores das comunidades mais atingidas na catástrofe de 2011 em Nova Friburgo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s