Cuidar e ser cuidado

Perguntas pertinentes…

1. Cuidar é respeitar cada ser, começando por você. Aceitar as diferenças, cada um é doutor de sua própria vida. Você tem aceitado as pessoas como elas são, sem tentar modificar, corrigir, julgar, convencer ou resolver pelo outro? E você tem sido respeitado?

2. Cuidar é perceber o sofrimento do outro e ser capaz de acolhê-lo e compreendê-lo com serenidade, amor e compaixão. Você tem acolhido com o coração aberto?

3. Ser Cuidado só é possível se eu me entrego ao cuidado, se me permito ficar vulnerável, na condição de humano frente aos outros. Você tem manifestado suas idéias, sentimentos, dúvidas, medos e inquietações em certos assuntos da sua vida?

4. Ser cuidado é a aquisição da confiança no outro, de que você também merece e precisa de cuidados. Como está sua confiança nas pessoas?

5. Cuidar é a capacidade de despir-se dos pré-preconceitos. Você tem revisto suas crenças e conceitos quando necessários?

6. Cuidar é mostrar ao outro que ele é importante e que vale a pena sempre investir nele mesmo. Como está sua confiança na capacidade do outro, na regeneração do ser humano?

7. Cuidar e ser cuidado é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. Você tem utilizado sua força de vontade, força interior, força adquirida das suas experiências de vida para transformar e aprimorar sua vida?

8. Ser cuidado é abrir-se para falar da intimidade com alguém que respeite nossos sentimentos e nossa luta com as circunstâncias da vida. Você tem um espaço para ser ouvido, compreendido em suas aflições, e compartilhado seus conhecimentos, suas experiências, suas riquezas?

9. Cuidar e ser cuidado é incentivar o outro e a si mesmo na busca por compreender-se e aceitar-se pelo que se é e não pelo que esperam que sejam. Você é o que você é ou o que os outros esperam que você seja? Você deixa as pessoas serem o que são ou mostra o caminho que você acha que seria o melhor para elas?

10. Cuidar é ter consciência da possibilidade do outro resgatar ou desenvolver potencialidades que possam ajudá-lo a realizar seu propósito essencial. Você tem dado apoio ao aprimoramento alheio sem alimentar a dependência em suas relações?

11. Cuidar é fazer aos outros aquilo que você gostaria que lhe fizessem. Como está sua balança da vida; tem feito pelos outros aquilo que gostaria de receber?

12. Cuidar é refletir sobre se os cuidados dispensados aos outros também são dispensados a você mesmo. Você tem pedido ajuda quando necessário? Você tem ajudado dentro de suas possibilidades?

13. Cuidar e ser cuidado exige um tempo para descontrair. Brinque, mexa e ria com você mesmo e com os outros. A vida não deixa de ser séria quando cultivamos alegria em nós e nos outros. Você tem celebrado as coisas boas da vida? Tem doado e recebido Amor e Alegria em sua vida?

14. Ser cuidado é assumir nossa posição humana, respeitando nossos limites e ritmo interno. Você tem respeitado seus limites e seu ritmo interno, sua maneira de ser, de se relacionar? Tem conseguido falar não quando necessário?

15. Cuidar e ser cuidado é preparar-se para enfrentar os desafios da vida (grandes ou pequenos; internos ou externos). Você tem mobilizado atenção e determinação para se conhecer, se aprimorar, vislumbrar e realizar seu propósito de vida para que a vida tenha valor?

16. Cuidar é não pretender fazer mais do que é possível (fazer pelo outro), nem menos do que é necessário (envolve compromisso e vínculo na relação). Como está sua prática no ato de cuidar?

17. Cuidar de si mesmo é empregar o tempo da melhor maneira possível. Como tem empregado o tempo na sua vida?

18. São Bartolomeu alerta-nos para o excesso quanto desperta seus discípulos ao dizer “(…) não descuides por causa disso o cuidado de ti mesmo, e não te dês aos outros até ao ponto de não restar nada para ti, para ti próprio”. Você tem pensado em você ou somente nos outros?

19. Cuidar é fazer de qualquer troca com outro ser humano, uma oportunidade para fazer uma conexão, através de um sorriso, de um gesto, de uma palavra. É fácil para você estabelecer conexão com os outros?

20. Cuidar-se é a melhor maneira de estar com outras vidas no seu dia-a dia, pois quanto mais você se cuidar, melhor cuidador será. O que tem feito para se cuidar?

21. Cuidar significa reconhecer que somos todos humanos e que todos sofremos algum tipo de dor. Você tem conseguido transformar suas dores em aprendizados, tirado as lições que precisa para seu aperfeiçoamento?

22. Cuidar e ser cuidado é ter consciência de que cada um de nós precisará de algum tempo e muito amor para se mostrar. Você tem dado aos outros e recebido o tempo, espaço e apoio com amor? Você tem expressado gratidão pela ajuda recebida?

23. “Saber cuidar e saber cuidar-se” é estabelecer relações harmoniosas entre as quatro dimensões da pessoa humana: relações consigo mesmo, com os outros, com o meio ambiente e com o Transcendente. Você tem se esforçado para se conhecer e conhecer o outro, penetrando nas profundezas do próprio eu? Tem cultivado seus valores pessoais?

24. Saber cuidar e saber cuidar-se é o exercício do Amor. Você tem se amado e se aceitado mesmo com suas limitações e dificuldades?

25. Cuidar é usar nossos talentos particulares para enriquecer as realizações das quais participamos, assumindo a parte que nos cabe. Você tem assumido a sua parte ( somente a sua e não a dos outros) de responsabilidade nas situações da sua vida?

26. Cuidar é desenvolver a relação de empatia, saber colocar-se no lugar do outro, seja em situações gratificantes ou de frustrações, sem contagiar ou impregnar-se com o que é do outro. Você consegue se envolver com os outros, acolhê-los sem pegar o problema para você?

27. Cuidar é não doar nossos cuidados exclusivamente para alguns e se distanciar de pessoas importantes da nossa vida. Todos precisam receber para poder dar. Quais são as pessoas do clube da sua vida que são importantes para você? Você tem dado e recebido atenção e cuidados destas pessoas?

Autora: Andréia Manzolli Fonte: http://mitco-nf.blogspot.com/2010/07/refletindo-o-cuidar-e-ser-cuidado.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s